Menu
Circular Citri proRESI

Organizações Socialmente Responsáveis

2021/9/3

Sabe o que é o Investimento Socialmente Responsável (ISR)?

O ISR foca-se na ética de uma organização. Cada vez mais os investidores apostam em empresas cujo desempenho económico não represente tudo, sendo necessário que estas contribuam de forma útil e ética para a sociedade, passando essas contribuições pelas práticas sustentáveis e por preocupações ambientais. Esta responsabilidade social tem impacto positivo na comunidade.

As práticas sustentáveis como a aposta na reciclagem e a produção de energias alternativas, são exemplos de políticas empresariais socialmente responsáveis.

O respeito pelos direitos humanos também é fundamental para se estar em lista elegível para investidores que valorizam o ISR, e a igualdade de género, nomeadamente salarial, assume cada vez mais protagonismo e é já um vetor a considerar por cada vez mais organizações.

Ao longo do tempo o conceito do ISR tem vindo a mudar, uma vez que a globalização, as economias emergentes, entre outros, trouxeram novas preocupações em prol do desenvolvimento sustentável.

Segundo um artigo publicado no Jornal de Negócios, a Europa é líder neste tipo de investimento, que representa mais de 50% do total de ativos sob gestão.