Menu
Circular Citri proRESI

Compostagem: Garantia de um desenvolvimento sustentável

2022/11/2

O volume de resíduos orgânicos produzidos, independentemente da sua origem, pode representar uma ameaça ambiental séria, se não tiver uma resposta adequada. Estes resíduos de natureza agropecuária, agroindustrial, industrial ou urbana exigem soluções sofisticadas, de modo a garantir um desenvolvimento humano sustentável.

Desse modo, a compostagem consiste numa solução sustentável e viável para o tratamento destes resíduos, pois este processo permite evitar que sejam encaminhados para terrenos clandestinos ou libertados em corpos de água, resultando ultimamente em prejuízos para o ambiente. Aliás, visando mais do que apenas a gestão e tratamento de resíduos, a compostagem oferece a enorme vantagem de os reciclar e reintroduzir na atividade económica – a chamada economia circular.

A economia circular, onde se insere a compostagem, promove a utilização eficiente dos recursos naturais, dissociando a expansão económica dos impactos ambientais a que poderiam estar associados, com a produção de resíduos orgânicos e inorgânicos.

No que diz respeito aos resíduos orgânicos, a compostagem envolve a decomposição controlada de matéria orgânica com propriedades nutritivas, a qual poderá ser novamente introduzida no processo produtivo agrícola.

Nesse sentido, a BLUEOTTER desenvolveu uma unidade de tratamento de resíduos orgânicos por compostagem com uma capacidade de tratamento de cerca de 60.000 toneladas/ano, assegurando que o composto produzido possui uma elevada qualidade, de modo a ser reaproveitado na agricultura com segurança e de acordo com a legislação em vigor.