Menu
Circular Citri proRESI

A exportação de resíduos e a proteção do ambiente

2023/1/20

Em, 2020, as exportações de resíduos da União Europeia para países terceiros atingiram o valor de 32,7 milhões de toneladas. Assim, esta semana, o Parlamento Europeu apresentou medidas sobre esta temática.

Sendo o combate às alterações climáticas uma das prioridades da instituição europeia, eurodeputados retomam proposta da Comissão Europeia apresentada em novembro de 2021, sendo defendida a proibição de transferência de resíduos perigosos para países que não são membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a proibição de transferências de todos os resíduos destinados à eliminação na União Europeia.

As exportações de resíduos não-perigosos, com fins de recuperação, para países não membros da OCDE só seriam autorizadas caso estes países revelem capacidade para fazer o tratamento de forma sustentável.

A proteção do ambiente e da saúde humana é um dos grandes objetivos da União Europeia, que opera no sentido de atingir a economia circular e um mundo mais saudável e ecológico.

O Grupo Blueotter, especialista na recolha e tratamento de resíduos e que trabalha de acordo com as melhores práticas e técnicas ambientais das Nações Unidas, procura investir em tecnologias inovadoras e no aumento de forma contínua da valorização de resíduos, de forma a mitigar as alterações climáticas.