Num mundo cada vez mais consciente do impacte da ação humana no ambiente, assim como as atuais circunstâncias geopolíticas resultantes da invasão da Ucrânia pela Rússia, a preocupação com a geração da energia é um tema cada vez mais central nas nossas vidas.
Os combustíveis alternativos são fontes de energia renovável que reduzem os impactes negativos no ambiente causados pela utilização de combustíveis fósseis, em particular na emissão de poluentes para a atmosfera. Este tipo de combustíveis oferece ainda outros benefícios ao nível económico, tal como a redução de custos com combustível a longo prazo e a redução da necessidade de manutenção dos meios que usam essa energia devido a uma combustão mais limpa.
O Combustível Derivado de Resíduos (CDR) resulta de uma tecnologia inovadora, que permite a valorização de resíduosapós um rigoroso processo de triagem para utilização na forma de combustível alternativo. Portanto, a sua grande vantagem é o reaproveitamento de resíduos que não teriam como finalidade a reciclagem e proceder à sua integração num circuito de Economia Circular.
A crescente valorização dos CDR está alinhada com as políticas energéticas e ambientais, a nível nacional e internacional, por oferecer uma alternativa de produção de energia limpa que estimula simultaneamente a economia, responde às necessidades da sociedade civil e garante uma solução sustentabilidade para o planeta.
A Blueotter, enquanto empresa de referência na gestão de resíduos, privilegia soluções de economia circular que permitem o aproveitamento de resíduos para produção de produtos, incluindo o Combustível Derivado de Resíduos, contribuindo para a sustentabilidade da atividade do Grupo e proteção do ambiente.
Atualmente o Grupo dispõe de duas linhas de produção de CDR, uma em Setúbal e outra Alenquer, com a capacidade de processamento anual de 80.000 toneladas de resíduos sem potencial de reciclagem para reaproveitamento como combustível em unidades industriais.