O mais recente estudo, publicado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas, revela que o buraco na cama de ozono está a fechar.
Descoberto em 1985, o buraco na camada de ozono tornou-se uma das principais preocupações ambientais a nível mundial - a camada de ozono é uma área na estratosfera que protege o planeta dos raios ultravioletas.
De modo a combater este problema, em 1989, entrou em vigor o Protocolo de Montreal – o protocolo que visava eliminar, tanto a nível de produção como de consumo, os químicos que contribuíam para a destruição da ozonosfera. Os clorofluorcarbonetos e os hidrofluorcarbonetos, utilizados em sprays e eletrodomésticos, como os frigoríficos, foram, assim, banidos a nível mundial.
Os especialistas acreditam que até 2066 o buraco da camada de ozono pode fechar completamente, sendo que o Ártico e a Antártida são as zonas que precisam de mais tempo para recuperar os valores de 1980. Espera-se que o resto do planeta consiga atingir esses valores até 2040.
Uma das principais preocupações da Blueotter é o combate às alterações climáticas. Todos os serviços do Grupo são pautados pelas melhores práticas ambientais e pelos objetivos estabelecidos nos acordos das Nações Unidas. Ao gerir e valorizar os resíduos de forma eficiente e sustentável, a Blueotter opera de forma a promover o bem-estar ambiental de todos.