A produção de resíduos é uma consequência da atividade humana, decorrente do consumo. De modo a evitar ou impactar o menos possível o ambiente, há a necessidade de uma gestão de resíduos que aposte na prevenção, reutilização, reciclagem, valorização, assim como na eliminação, de acordo com a Agência Portuguesa para o Ambiente.
Sabemos que o crescimento da economia mundial não pode estar mais dependente de padrões de consumo insustentáveis que comprometam o futuro, um princípio para atingirmos um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, é fundamental implementar uma gestão eficiente dos recursos, o que exige, naturalmente, um paradigma diferente, pois esses mesmos resíduos podem ser recursos com um verdadeiro valor acrescentado.
A triagem de resíduos começa no próprio consumidor, quer seja particular ou coletivo, quando procede à separação dos mesmos. De seguida, os vários materiais são encaminhados para reciclagem, com os requisitos de qualidade necessários. Assim, os materiais passíveis de serem reciclados podem ser posteriormente reaproveitados e reintroduzidos - o processo da sua valorização.
Na BLUEOTTER damos solução sustentável a resíduos não perigosos e garantimos que os materiais recicláveis são novamente introduzidos no mercado. Para tal, as nossas instalações de tratamento de resíduos têm capacidade para armazenagem, triagem e consequente valorização de resíduos.
Estas unidades estão dotadas de modernas linhas de triagem com equipamentos de trituração e compactação, com o objetivo de dar uma resposta eficaz à gestão dos resíduos das fileiras do papel/cartão, do plástico, da madeira, do vidro, das sucatas metálicas e não metálicas e dos REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.